09/11/2009

A moça do vestido curto e nossa imagem "lá fora"

A informação sobre a expulsão da ex-estudante de turismo da Uniban, Geisy Villa Nova Arruda, 20 anos, foi repercutida na mídia internacional neste domingo. Jornais como o americano The New York Times, e as publicações do Reino Unido, Telegraph e Guardian, divulgaram a decisão da universidade de expulsar a estudante que foi hostilizada por usar um vestido considerado curto pelos colegas.

No texto do The New York Times, são destacados detalhes sobre o momento da agressão na universidade e sobre a divulgação de um vídeo no site Youtube com imagens do ocorrido. Além disso, o jornal finaliza o artigo dizendo que "apesar de o Brasil ser conhecido pelo seus trajes modestos, especialmente nas cidades de praia, a maioria dos estudantes universitários vai ao campus usando jeans e camisetas". (...)

(Terra)

De início, causa certa indignação perceber a imagem que muitos têm do Brasil "lá fora". Depois, pensando bem, não dá para culpá-los de todo. Pense no Carnaval e nos corpos nus em exibição nas avenidas; pense nas recepções a governantes e chefes de Estado, nas quais não podem faltar as "tradicionais" sambistas rebolativas (como na foto ao lado, em que o príncipe Charles, em visita ao Brasil, foi calorosamente recebido por nossos "cartões-postais". Conforme me escreveu o leitor Marco Dourado, "o mundo enaltece aventuras, vícios, modas e inúmeros atrativos como instrumentos para a afirmação da individualidade. Quando alguma alma incauta, como a jovem Geisy, experimenta suas consequencias, os mesmos promotores da liberdade e da autonomia correm a público para desancá-la e reprovar-lhe o comportamento temerário, e o que antes era festejado como a Via Ápia para a plenitude torna-se agora um descaminho de imaturidade"

Michelson Borges

0 comentários: