15/04/2008

Programa Evidências- Novo Tempo

Deus deixou na natureza Evidências de Sua criação. A fim de provar que a Bíblia é verdadeira, o programa vai buscar na arqueologia indícios que a comprovem. Jonatan Conceição e o Pr. Rodrigo Silva comandam essa aventura pelo mundo. O esclarecimento de dúvidas e as reportagens fazem parte dos 30 min do programa. Evidências é transmitido pela TV Novo Tempo e na Bandsat, às 8h, no domingo.

17 comentários:

Óculos de Grau disse...

Progama é muito bom,tráz a verdade da palavra de Deus e como tem sido aprovada atraves das descobertas arqueologicas.Parabéns!!!

LEMOS disse...

este programa é o maximo

fortedudu disse...

acordei e ao ligar a TV fiquei sem palavras diante de um programa muito bom. Sou professor de História formado pela UGB em Volta Redonda/RJ, as informações recebida foi uma aula e tanto, parabéns. Afinal a Bíblia é um livro de história, relata a vida, os costumes e tradições de povos antigos, porém não se deve contestá-la e sim exclarecê-la e isso o programa está fazendo muito bem.

Unknown disse...

marlene eu gostei muito do programa, estava faltando um na tv algo tão estraordinário, agora não perco o meu domingo dormindo até mais tarde, estão de parabens! mais como podemos ter acesso aos programas em videos? já imagino oque perdi.. parabens!

Unknown disse...

Semana passada assisti ao programa que abordou o livro O CODIGO DA VINCI. Interessante verificar os pontos onde o autor erra, mas é próprio de todo romancista ficcional, juntar fatos com ficção, senão o livro não teria apelo comercial.

O programa é interessante em demonstrar como a ciência caminha ao lado da Bíblia. É certo que, muitos pontos, aquela vem dando razão a esta; por exemplo, a criação em seis dias, a geologia explicada que os dias encaixam perfeitamente em eras geológicas e até mesmo um ponto muito criticado, no passado, como o do sol depois da luz, a ciência explica nos primórdio da Terra a atmosfera terrestre carregada de vapores tornava-a opaca, não permitindo ver o sol.

O que me motivou a escrever este comentário foi a abordagem final deste programa pelo apresentador citando ação de satanás numa passagem do Gênesis onde a serpente incita Eva a comer o fruto proibido e por essa transgressão (como Deus asseverava) foram (Adão e Eva, e toda Humanidade) condenados a morrerem.

Antes de mais nada, gostaria de lembrar que a história da criação relatada na bíblia nada tem de original, pois a antiga religião Persa, o Zoroatrismo, há alguns milhares de anos antes de Moisés já falava na criação do mundo, do grande dilúvio, etc, assim como outros livros sagrados na Índia.

A história relatada, a da serpente enganando Eva e Adão, merece um pouco de mais atenção, pois fica muito simplório aceitar que satanás é o grande sedutor e condutor do homem falir. Como vi outro dia num debate entre diversos pastores, numa emissora de rádio, este pode ser o grande marketeiro do mal, mas quem age é a pessoa, ela é quem decide.

Trata-se de uma fábula, quadro alegórico, na qual são reveladas grandes verdades. Adão, nesse sentido, é a representação da humanidade, mostrando a fraqueza do homem, em quem predominam os instintos materiais os quais são difíceis de resistir; dessa forma infere-se que Adão não é o primogênito da humanidade, pois vejam que haandam, em hebreu significa homem em geral, a Humanidade, do qual se fez Adão; a palavra haadama, significa terra, tem a mesma raiz (do pó viemos e ao pó voltaremos). O fruto da árvore representa os desejos materiais do homem, é uma alegoria da cobiça e comê-lo é sucumbir à tentação (o homem é um ser imperfeito e suscetível ao mal).

Um parêntese: muito das dúvidas e dificuldades de interpetrar a bíblia e decorrente de falhas nas traduções, por exemplo: a tradição vinculou esse fruto à maça, mas peri não especifica espécie e pode ter diversas conotações. Foi traduzi para o latim por malum (maça e toda espécie de frutas) e no grego é mélon (particípio do verbo meio, interessar, tomar cuidado, atrair).
É interesse analisar a figura da serpente. Se ela foi condenada (pois enganou a mulher) a rastejar sobre o ventre, isso significa que ela tinha membros (penas e braços). Vejamos: nâhâsch (traduzido por serpente) vem da raiz nâhâsch que significa fazer encantamentos, adivinhar as coisas ocultas e pode significar encantador, adivinho. A mesma acepção esta mais adiante no Gênesis a respeito da taça que José fez esconder no saco de Benjamim e diz: A taça que furtastes é aquela na qual meu Senhor bebe, e da qual se serve para adivinhar (nâhâsch)? Em Números 33:23: Não há encantamentos (nâhâsch) em Jacó nem adivinhos em Israel. A tradução por serpente deve-se provavelmente ao uso de serpentes por encantadores, surgido da na versão da Bíblia conhecida como dos Setenta, em grego, no segundo século antes de cristo. É certo que muitos problemas de tradução ficarão insolúveis em virtude das modificações da língua hebraica: o hebreu do tempo de Moisés era então língua morta que diferia do hebreu vulgar, tanto quanto o grego antigo e o árabe literário diferem do grego e árabe moderno. A palavra nâhâsch existia antes da língua egípcia como significado de negro, provavelmente por os negros tinham o dom do encantamento e da adivinhação; talvez por isso que as esfinges, de origem assíria, eram representadas com a figura de um negro. Esse sentido da palavra é mais apropriado pois o próprio Moisés, criado e educado no Egito conhecia essa arte e por isso queria proscrevê-la entre os Hebreus.
Mas, Eva e Adão comeram do fruto proibido. Sendo essa a sua falta, forçoso admitir que foi desproporcional o rigor da pena infligida; certamente não é por esse motivo, pois Deus, considerando esse fato como um crime irremissível (falta que condenando toda a humanidade), condenaria a sua própria obra, uma vez que criara o homem para a propagação sobre a Terra, assim se Adão se conformasse, o próprio desígnio do Criador estaria corrompido. A verdade é que Deus não criou Adão e Eva para que permanecessem sozinhos sobre a Terra (veja cap 1:28 – crescei e multiplicai-vos, enchei a Terra). Isso prova que desde a origem, o homem estava destinado a ocupar toda a Terra e cultivá-la, portanto se Adão não “pecasse” os objetivos divinos não se concretizariam.
A falta certamente é outra, pois Caim, por exemplo, não foi tratado tão severamente. Essa falta não foi um ato isolado, esse fato alegórico, representa o conjunto das faltas tornando toda Humanidade culpada (mais uma vez voltamos à natureza imperfeita dos homens) que resume nisso: infração das leis de Deus. Mas se Adão e Eva foram criado do nada, seriam noviços em tudo, portanto não deveriam conhecer o que é dor e morte (lembrando que estavam no paraíso) assim fica incompreensível que compreendesse a ameaça de morte que Deu fizera. Da mesma forma a dor do parto se não tivera filho ainda e era a única mulher. Assim, seria desumanidade de Deus, a terrível responsabilidade que lhes fez cair sobre os ombros e sobre toda a Humanidade. Assim, para que o casal que simboliza a humanidade, para compreender o que é a dor e a morte na Terra é forçoso admitir que não viesse do nada e sim de outro mundo, no caso o Paraíso (que não é um local terreno), e que a vida na terra, isso sim é a punição e oportunidade para correção do rumo (uma vez que pecado é, pela etimologia da palavra, devio de rumo, ou não cumprir a lei de deus) ou seja desviar dos instintos materiais e, conseqüente, desviar-se do mal e evoluir espiritualmente.
O apresentador fala que dessa falta Adão e Eva morreram, mas devemos lembrar que antes de morrer Adão viveu mais de 800 anos, o que naturalmente acontece com todos em idade avançada na Terra. Assim, a idéia de satanás na serpente não se sustenta. O satanás é a nosso instinto material, esta dentro de cada um de nós.
Para finalizar gostaria de perguntar, os animais (seres irracionais) também pecaram? Pois eles também morrem.
at
vicente rizzo

Unknown disse...

Apoio as postagens, o programa é muito bom, quando eu acordei queria assistir desenho ai vi o programa muito bom essas descorbertas as falsas informações que tem nos livros isso deveria ser corrigido nas escolas para que as crianças não aprendam coisas sem sentido. PARABENS PELO PROGRAMA E QUE TENHA MUITOS OUTROS

Ronaldo Augusto disse...

Hoje foi a primeira vez que assisti o programa e fiquei imprecionado e emocionado com o conteudo apresentado, a bagagem de informacoes eh grandiosa e verdadeira.

Parabens!!!

FABRÍCIO CÉSAR disse...

O PROGRAMA É O MAXIMO A CLARESA DAS EXPLICAÇÕES SÃO IMPRECIONANTES.
PARABÊNS.

FABRÍCIO CÉSAR

Deiglisson Santana - O Boka disse...

Ola!todos que fazem o programa EVIDENCIAS,tenho acompanhado e tem sido uma benção principalmente para os que não tem acesso a uma universidade teológica e querem crescer no conhecimento da historia do Antigo e Novo Testamento.Além do conhecimento secular que faz parte das EVIDENCIAS que testificam com a bíblia.Deus abençõe!

Unknown disse...

Gostaria que alguém fizesse criticas ao comentário que fiz no dia 13-04-09.

Unknown disse...

leandro cordeiro.
Parabens pelo programa, o melhor que já assisti e nos dá evidências reais sem deixar duvidas, muito bom, parabens.Pena que só é uns 30 minutos.

Unknown disse...

Nota 1000 para o programa.
Parabens. . .
Pena que são só alguns minutos.

Unknown disse...

Concordo com todos comentarioas feitos antes de mim, pois este programa é simplesmente maravilhoso porque nos mostra com clareza fatos da Bíblia e que serve pra nos elever mais à Deus e reconhecer a sua Grandeza, meus parabens a todos envolvidos para que esse programa aconteça.

Gutierrez Guti disse...

Esse programa é o maximo....
gostei muito, e comprova a palavra de Deus, que tem sido discutida por cientistas a 'ignoram'...Parabéns!!!

Thomas Sousa disse...

Vicente concordo com muita coisa que vc falou, sou um observador da natureza humana, as expressões de sua emoções como raiva, paixão, dor alegria e outras e sempre me questiono sobra a nossa própria natureza falha, ouço e tento aprender, ouvi uma vez em um filme e não me saiu mais da cabeça " Vocês seres humanos são as criaturas preferidas de Deus e não nós os anjos, pois nós não podemos mais evoluir enquanto seres, mas vc humanos foram abençoados com tal capacidade, podem mudar para melhor podem evoluir e isso está em suas mãos" isso faz muito sentido pra mim muito embora eu não saiba se há alguma relação de tais palavras com os textos bíblicos, sou o tipo de pessoa que se questiona sobre quase tudo o que é tocado pelo homem, querendo ou não a bíblia não passaria tanto tempo sem sofrer modificações uma fez que o tempo passa e as variações nas línguas deixam algumas coisas muito turvas acrescentando o aumento do ceticismo que rodeia a sociedade global hoje torna-se de difícil aceitação tais textos principalmente quando se analiza alguns eventos históricos e armações para manutenção de poder de algumas "comunidades" vejo eu Roma, um vasto império e conhecido não só pelo seu poderio militar mas também pela "boa" aplicação da política que não é muito diferente do que é hoje em dia, deixaria de usar os textos bíblicos ao seu favor o máximo que pudesse? duvido muito disso, como estudante de letras lembrei de algo que uma professora de linguística falou "O unico texto puro é o de Adão pois não houve interferência de outro ser humano, antes de Eva é claro" dai pra frente sempre houveram modificações e essas ficam por conta de seus autores, e tradutores...

reginaldo disse...

o programa é ótimo, mostra de maneira histórica através dos achados arqueológicos a verdade da Bíblia sem fanatismo ou exagero religioso. Parabéns pelo programa, assisto todo domingo.

Unknown disse...

É uma benção o Programa...
Um Abraço J.