05/11/2009

Geopedreiras Entrevista o Major Honorio Filho


"Continue o mesmo, o seu trabalho será reconhecido pelo povo e por Deus” foi as ultimas palavras ditas por Joaquim Neto após entrevistar o Major Honorio, Comandante da 10º Companhia Independe de Policia de Pedreiras. "Isso foi mais que um entrevista, chamaria de Bate -Papo, pela forma como fui recebido..." acrescentou.
Na entrevista o Major Honorio destaca o papel da sociedade em parceria com a Policia, fala também da importância da educação na formação de pessoas mais conscientes dos seus direitos e deveres. Confira abaixo na integra a Entrevista que o Major concedeu ao Geopedreiras.

O senhor em suas entrevistas as diversas mídias locais destaca a importância da participação que pode ser exercida pela Sociedade em contribuição com os trabalhos a serem realizados pela Policia. Como o senhor avalia hoje essa participação popular?

Nós entendemos que a segurança é pública, isso é constitucional, a nossa constituição no Artigo 144 é bem clara: “A segurança publica é dever do Estado". Todos nos temos direitos e todos nós somos também responsáveis pela segurança. Nessa ligação legal, deve existir a parceria, policia e comunidade, então todos nós temos que participar, contribuir com a nossa segurança. Nós temos que desmistificar essa questão da segurança publica a idéia de que o publico não tem dono, não é de ninguém. O que é Publico é meu também, temos que tomar conta, por isso é importante o chamamento da população pra essa parceria. Agora, entendo que melhorou bastante essa parceria, as pessoas estão participando, mas ainda de forma bastante discreta, as pessoas ainda estão muito distantes das autoridades, estamos trabalhando para diminuir a cada dia que passa essa distancia entre Policia e Sociedade.

Major, um assunto tem sido diariamente pauta nos mais diversos meios de comunicação: O Transito confuso de Pedreiras. Podem ser atribuídas responsabilidades. E se sim, a quem?

A questão do transito é muito abrangente, ela passa pelo aspecto da educação das pessoas nos usos das vias, a questão da manutenção das condições de trafego das vias, então é muito complicado atribuir culpados. A Policia Militar vem trabalhando, fiscalizando o transito, que não é bom, é caótico, confuso como você mesmo afirmou, não podemos viver o presente sem analisar o passado, por que se você olha o passado você consegue projetar o futuro, no passado o transito de Pedreiras era bem mais complicado, bem mais problemático, morriam bem mais pessoas do que hoje. Nós não podemos também chegar, fazer uma operação Pente Fino, prender a todos o que estão com a documentação irregular, iremos criar um problema grande na sociedade se fizermos isso, temos que entender também esse outro lado. Abordamos, estamos cobrando, estamos dando tempo para que as pessoas criem a consciência de tirar a habilitação, do necessário uso do capacete. O Cidadão vem na MA com o capacete no cotovelo, quando se aproxima da Santinha, ele coloca o capacete não para se proteger, mas para mostrar a policia, e isso é errado, devemos ter a consciência de que usamos o capacete como instrumento de proteção, ai entra Educação. Infelizmente essa fatalidade onde morreu uma pessoa que vinha com o capacete no cotovelo, um absurdo, uma pessoa habilitada, mototaxicista, lamentamos o acidente. É muito difícil atribuir culpados, se verificar todas as situações passo a passo, iremos encontrar muitos culpados, e em alguns deles a vitima tem também a sua parcela de culpa.


Recentemente uma grande parcela da sociedade saiu às ruas em uma grande manifestação cobrando o cumprimento das exigências de leis relativas ao transito. Qual a importância dessa atitude e como a policia responderá a mesma?

Foi muito importante aquela atitude, a manifestação, o clamor da sociedade é satisfatória. A mesma foi direcionada a solicitação da "Paz no Transito". Para que haja paz é preciso dar o exemplo, por incrível que pareça horas depois a realização da manifestação nós realizamos uma operação onde algumas pessoas foram detidas, menores conduzindo motocicletas, e esses menores estavam nessa manifestação. A sociedade de Pedreiras tem uma questão que é bem hipócrita, todo mundo quer mudança, mas eles não querem mudar, sempre queremos que os outros façam alguma coisa, que a Policia, o Judiciário, o Ministério Público faça alguma coisa, mais o cidadão não pensa nesse sentido, ele pensa que as autoridades devem fazer alguma coisa, e o que precisa ser feito não pode atingi-lo, só os outros. A mudança parte principalmente das pessoas, do individual. Nós só poderemos mudar o comportamento coletivo quando mudarmos o comportamento individual. É isso que buscamos, trabalhar essa questão do individual, conscientizando o cidadão para mudarmos o coletivo.
Aqui por exemplo se tinha a cultura que não se tinha sossego, se você estivesse em um local, um cidadão chegava com seu carro, ligava o som, colocava a musica e o volume que queria e você tinha que agüentar. E isso mudou bastante. Se essa manifestação mudar o comportamento das pessoas que estavam na manifestação ela terá servido para alguma coisa, agora se não mudar o comportamento, de pouco adiantará essa manifestação.


Major, diante das diversas irregularidades ainda existentes em nosso transito e de um contingente limitado, pode a sociedade ao presenciar uma infração exercer um papel fiscalizador, da mesma forma como denúncia a pedofilia, a violência contra a mulher, o visinho que ultrapassa os limites?

Com certeza! Toda participação da sociedade, denúncias relacionadas as infrações de transito, crimes é muito salutar, mas devemos ter o devido cuidado por que isso pode se transformar em uma arma. Um exemplo: Eu não gosto de meu visinho, vou denunciá-lo por ele não andar com o capacete na rua.

Quando você participa se policiando, cumprindo a leis de transito, educando a sua família, seus amigos... Nós temos um índice altíssimo de pais que dão motocicletas aos seus filhos menores. Se você fizer algo que mude o seu comportamento, o da sua família, a questão do transito será uma coisa mais ampla. Isso não impede que a pessoas fiscalizem, o que eu não posso é denunciar e não dar o exemplo. Como comandante da Policia Militar, procuro sempre seguir os padrões da lei, por que o limite de toda autoridade é a Lei. As pessoas que cobram, fiscalizam, é muito salutar, mas o principal é dar o exemplo. As palavras podem convencer, mas o exemplo tende a se arrastar e ser uma verdade.

O que é Paz no transito?


A paz é você que faz! Teremos paz no transito quando os usuários das vias construírem essa paz. Ela será construída com responsabilidade, por que o veiculo pode ser uma arma, você tem que ter responsabilidade, pois o veículo pode se tornar uma arma contra você mesmo. Buscar Paz no transito é beber e não dirigir, não permitindo que o filho menor dirija, tirando a sua carteira de habilitação, com essas atitudes se construirá a Paz no transito.

1 comentários:

Unknown disse...

joaquim parabéns pelo blog. e ao major que ele continue desenvolvendo bem e com dignidade o seu trabalho, assim como eu a sociedade de pedreiras agradece. tenha bastante humildade isso e tudo que o ser humano deve ter.