12/08/2009

Bullying, um mal que precisa parar


Bullying, trata-se de uma atitude de natureza violenta seja ela em aspectos físicos ou psicológicos tais aspectos as definem como direta e indireta respectivamente.

Resolvi escrever sobre o assunto, porque estava relembrando a minha época de ensino médio e lembrei dos valentões que perseguiam os garotos mais fracos e menos aptos a esportes e etc...

Notavelmente eu já fui vitima de bullying mas não por muito tempo, dei um jeito nos valentões usando o que a maioria deles tem bem pouco, o cérebro. Pois bem, saindo da minha experiência digamos que bem sucedida com os bullys (ou valentões) posso dizer que tive sorte pois essa pratica entre jovens já protagonizou grandes tragédias pelo mundo, casos em que jovens vitimas de bullying levaram armas as escolar e dispararam indiscriminadamente contra todos incluindo professores. Estou me referindo mais diretamente a escolas porque é onde esses casos são mais notórios, mas deve-se atentar para o fato de o bullying poder ocorrer em qualquer local, desde trabalho até mesmo em casa.

Ocorre de maneira direta principalmente entre indivíduos do sexo masculino onde há violência física e a propriedade da vítima,(quando estava pesquisando sobre isso, vi muitos textos no qual se referia as pessoas que sofriam tais violências como “vitimas”) a meu ver essa palavra expressa bem claramente a gravidade disso. Entre mulheres o bullying ocorre de maneira mais discreta mas não menos cruel, insultos a maneira de se vestir a aspectos físicos tais como ser gordo ou magro, ter espinhas entre muitas outras particularidades incluindo religião, etnia e opção sexual. Direta ou indiretamente essa pratica tem que ser combatida sobre tudo nas escolas e com o apoio dos professores que em algumas ocasiões são displicentes ou mesmo colaboram com a propagação disso, é bom lembrar que hoje em dia as instituições de ensino tem uma responsabilidade muito grande sobre isso, os pais de alunos vitimas de bullying podem processar a escola bem como os professores pela continuidade do ato, uma vez que ambientes sem supervisão tendem a favorecer a pratica. Acima postei um vídeo que editei mostrando as conseqüências extremas para a vítima de bullying, fica o recado, e aos mais jovens, deixo dito, as diferenças é que nos definem como indivíduos, grandes homens na história não se encaixavam, mas mesmo assim se tornaram grandes homens , exemplo disso é Isaac Newton...

1 comentários:

Óculos de Grau disse...

Olá Thomas, parabéns pelo assunto e pelo exemplo citado no final.Os bullys estão por ai. também já sofri com isso, a escola masi uma vez é o contexto onde isso mais se manifesta. Podemos não ser bons em tudo, mas somos bons em alguma coisa. Um abração!